domingo, 8 de abril de 2012

Nova Dobra no Tempo

Cientistas criaram uma “capa do tempo” que obscurece um objeto em dado momento
por John Matson

Há anos físicos aprimoram mantos de invisibilidade: configurações físicas que redirecionam habilmente a luz em torno de uma região no espaço, escondendo de modo eficaz qualquer objeto que esteja em seu interior. Agora, pesquisadores da Cornell University construíram o primeiro manto temporal, um dispositivo que obscureceum objeto ou evento em um momento específico no tempo.

Em demonstração preliminar o pesquisador de pós-doutorado da Cornell Moti Fridman e seus colegas emitiram um feixe de laser através de um aparelho experimental para um detector. Seria típico que um objeto físico, ou mesmo outro feixe de luz no caminho do feixe de laser, criasse uma mudança na luz laser que o detector registraria. Com um pouco de óptica inteligente, porém, Fridman e seus colegas conseguiram abrir um breve intervalo de tempo no feixe e depois fechá-lo de volta, como se o raio não tivesse sido perturbado, de modo que o detector não registrou a interrupção. A lacuna permite que qualquer coisa que afete o feixe, como um objeto, passe pelo feixe sem deixar qualquer vestígio para o detector registrar. Os cientistas usaram o manto para obscurecer um pulso óptico que costuma interagir com o feixe de laser produzindo um pico sinalizador em certo comprimento de onda. Mas, quando o evento foi camuflado, o pico sinalizador foi quase indetectável. A capa, descrita na edição de 5 de janeiro da revista Nature, baseia-se no fato de que a luz de cores diferentes se move a velocidades diferentes através de certos meios. Usando um dispositivo que eles chamam de lente de tempo, os pesquisadores dividem um feixe de laser de cor única em uma gama de comprimentos de onda e retardam metade dos comprimentos enquanto aceleram os outros. Isso cria um intervalo de tempo muito breve que poderia ser fechado de novo antes de o feixe atingir o detector invertendo o processo de lentes e restaurando o feixe para um comprimento de onda único, aparentemente não perturbado.

A lacuna obtida por Fridman e seus colegas foi muito pequena, de apenas 50 picossegundos, ou 50 trilionésimos de segundo de duração. Os pesquisadores observaram que é possível estender o intervalo um pouco, mas que os efeitos de difusão e dispersão limitam o âmbito do manto do tempo para alguns nanossegundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui!