quarta-feira, 2 de setembro de 2009

André Trigueiro lança "Espiritismo e Ecologia" em debate na Bienal do Livro


De forma clara e objetiva, o livro instiga o leitor a perceber que as múltiplas crises que experimentamos na atualidade (econômica, ambiental, social, ética) demandam uma nova percepção da realidade e um nível de comprometimento maior com a vida em suas mais diversas manifestações.

O jornalista André Trigueiro vai lançar seu novo livro “Espiritismo e Ecologia” no próximo dia 12 de setembro, sábado, a partir das 18h30, no auditório Euclides da Cunha, no Riocentro (Pavilhão Azul, nº 3, atrás do Café Literário). Será um lançamento-debate, onde o público presente poderá trocar ideias e fazer perguntas ao autor.


No livro, Trigueiro identifica os muitos pontos em comum que existem entre o Espiritismo e a Ecologia. “Se a ciência ecológica oferece um amplo espectro de observação, interligando sistemas que variam do micro ao macrocosmo, o Espiritismo desdobra esse olhar na direção do plano invisível, alargando enormemente o campo de investigação”, revela o autor. Segundo Trigueiro, “são tantas as afinidades, que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos”.

De forma clara e objetiva, o livro instiga o leitor a perceber que as múltiplas crises que experimentamos na atualidade (econômica, ambiental, social, ética) demandam uma nova percepção da realidade e um nível de comprometimento maior com a vida em suas mais diversas manifestações. O livro, o primeiro editado pela FEB inteiramente em papel reciclado, ainda traz um minidicionário ambiental com 140 verbetes extremamente úteis para consultas e estudos. A 14ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro ocupa o espaço do Riocentro, entre os dias 10 e 20 de setembro.

André Trigueiro É jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século 21", (Editora Sextante, 2003). Foi repórter do jornal Última Hora, Rádio MEC/AM, Rádio Jornal do Brasil/AM, TV Globo, e, desde 1996 vem atuando como repórter e apresentador do “Jornal das Dez” da Globo News, canal de TV a cabo onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental. Pela série "Água: o desafio do século 21" (2003), recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos - Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Cobriu, pela Globo News, as Olimpíadas de Sidney (2000), a Copa do Mundo na Coréia do Sul e no Japão (2002) e as eleições para presidência dos Estados Unidos (2004) . É comentarista da Rádio CBN (860 Kwz) onde apresenta o quadro "Mundo Sustentável". É consultor e articulista voluntário do site www.ecopop.com.br , do Viva Rio. Presidiu o Júri das VI e VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.

12 comentários:

  1. Oi, amigo Fernando Clímaco
    Acompanho a CBN e sempre ouço os comentários de André Trigueiro no "Mundo Sustentável". Sei da sua capacidade e inteligência em expor, com maior segurança, os seus conceitos. Será, com certeza, um debate muito interessante o lançamento do seu livro "Espiritismo e Ecologia", na Bienal do Livro. Pena que estejamos tão distantes e não possamos ir.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Já estou querendo comprar...Valeu!Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando,

    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por acompanhar meu blog Espírita na Net.

    Gostei muito de conhecer o seu blog, adorei os textos publicados, especialmente o 'Autocrítica no Centro Espírita', parabéns e continue assim! Estou colocando o seu link em meu blog espírita na net, na lista de blogs espíritas, ok?

    Ah, temos algo em comum: também sou de Pernambuco (Recife)!

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  4. Esse cara é um genio e eu tive o prazer de conhecê-lo, já que estivemos juntos num projeto de combate ao suicídio. Ele, ainda, é coordenador do CVV, Centro de Valorizaçao da Vida, que divulgo no meu blog. Enfim, o André é um grande trabalhador.
    Pena que vivendo fora do Brasil, nao terei acesso ao livro.

    Abraçao,
    Barreto.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernando
    Parabéns pela divulgação de uma pessoa que merece todo nosso respeito e admiração. Você demonstra a sua nobreza de caráter, valorizando quem tem valor.
    Um abraço e aguardaremos o livro!

    ResponderExcluir
  6. Importante mesmo pois todos devemso fazer nossa parte e nos preocupar com nosso mundo seja ele real ou em outra dimensão é pura energia e juntos temos muito mais força para gerar esta energia...

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber onde comprar o livro espiritismo e ecologia, de André Trigueiro, meu e-mail, é cleversonalda@hotmail.com,obrigado boa tarde....

    ResponderExcluir
  8. ANDRE, JÁ ALGUM TEMPO VENHO ME QUESTIONANDO POR QUE GOSTO DE VER SUA IMAGEM NA TV. AGORA ENTENDO SOU APRENDIZ DO ESPIRITISMO E TALVEZ JÁ TENHMOS NOS NOS CONHEÇAMOS DE OUTRAS ENCARNAÇÕES.
    SOU BAIANA, SOYEROPOLOTANA CRIADA NA RELIGIAÃO CATÓLICA MAIS COM TENDENCIAS AO ESPIRITISMO, POIS FICARIA MUITO DIFICIL ACREDITAR NA RESSUREIÇÃO DE CRISTO SEM CRER NO ESPIRITISMO.
    8 ANOS FREQUENTO UM CENTRO ESPIRITA NUMA LOCALIDADE CHAMADA DIAS D AVILA TERRA DO NOSSO RAUL SEIXAS E LA APRENDI A ENTENDER AS COISAS QUE ACONTECEM E SÓ O ESPIRITISMO EXPLICA.
    GOSTARIA QUE VOCE TIVESSE A OPORTUNIDADE DE VER UM LABORATORIO VIVO DO QUE É O ESPIRITISMO.
    SE VOCE TIVER INTERESSE O MEU NOME É DAGMAR NÓIA .
    e-mail: nojusta@gmail.com aguardo noticias

    ResponderExcluir
  9. Sou espiríta, jornalista e trabalho com responsabilidade social. Ler esse livro foi o melhor programa do final de semana... pena q acabou :(
    O livro é brilhante, deliciosamente justificado e escrito. Grande presente achado nas prateleiras da Acabdemia do Saber. Bom para ler, estudar, entender, praticar e principalmente PENSAR!!!

    ResponderExcluir
  10. Assisti a palestra dele na Federação Espírita do Paraná FEP), ontem, dia 28/02/2010. Sua fala enfatizou o trabalho de prevenção ao suicídio, feito pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).
    Foi bom saber da sua participação nesse trabalho.
    Abraços,
    Iracema

    ResponderExcluir
  11. Sou admirador do André Trigueiro, sempre mostrou um lado humanitário fora do comum, além de ser um homem muito centrado e inteligente, é disso que alguns "profissionais" precisam.
    Parabén André.

    ResponderExcluir
  12. Os comentários acima são otimos, mas nem de perto fazem jus a pessoa maravilhosa e especiial que é o André!!! Ouvi-lo falar é muito bom, pois além de nos transmitir conhecimento nos dá uma paz. Quisera Deus termos a oportunidade de tê-lo no canal aberto para que mais pessoas sejam agraciadas com sua beleza, inteligencia, dedicação e entusiasmo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui!