sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Confirmada existência de planeta semelhante à Terra fora do sistema solar


Astrônomos finalmente conseguiram confirmar a existência de um lugar fora de nosso sistema solar com terra firme em sua superfície. O único problema é o calor. Enquanto vasculham o espaço sideral em busca de formas de vida em outros planetas, os cientistas já descobriram mais de 300 planetas fora de nosso sistema solar. Mas todos eles eram gigantes gasosos ou não havia informações suficientes para afirmar que fossem sólidos.
Agora, uma equipe de astrônomos europeus confirmou a descoberta do primeiro exoplaneta (como são conhecidos os mundos a girar em torno de outros astros que não o Sol) rochoso. Os pesquisadores acreditam há muito que, para ter alguma forma de vida, um planeta necessita de superfície sólida. Portanto, a descoberta de um planeta com tal condição já é um avanço.

Identificado como Corot-7b, foi encontradoscoberto no início do ano. "é mais parecido com a Terra que encontramos até agora. Ele só fica perto demais de seu sol", explicou. Em termos astronômicos, o planeta extrassolar está relativamente próximo da Terra, a apenas 500 anos-luz de distância. Cada ano luz tem cerca de 10 trilhões de quilômetros.

Na superfície de Corot-7b, a temperatura é calculada em 2 mil graus. Quente demais para que haja vida. A órbita deste exoplaneta dura apenas 20 horas. Para se ter uma ideia de como é rápido, o ano de Mercúrio, planeta mais próximo do nosso Sol, completa seu ano em 88 dias. (As informações e foto são da Associated Press)

2 comentários:

  1. Amigo Fernando Clímaco
    Muito interessante a descoberta desse novo planeta. Infelizmente, acho que o homem não sobreviverá neste planeta.
    Mas, talvez possamos conseguir informações muito úteis para a sobrevivência do homem, na terra.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. A ciência se equivoca em querer estabelecer parâmetros de vida, baseando-se na vida da Terra.
    Se disser a ela que é perfeitamente possível ter vida no Sol, certamente perguntarao: Como? E nao morrem queimados?

    Nao entendem que a vida na água e no entanto, nao morrem afogados.

    "Assim caminha a humanidade, em passos de formiga e sem vontade." Lulu Santos.

    Abraçao,
    Barreto

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui!