segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Historiadora esmiúça religião e magia do Antigo Egito em livro

A historiadora Rosalie David --famosa por suas técnicas de escavação de múmias-- faz um afresco completo da civilização egípcia por meio de suas crenças, mitos e práticas mágicas no portentoso livro "Religião e Magia no Antigo Egito" (Difel, 2011).

Na obra, a pesquisadora cobre o período de 5 mil a.C. ao quarto século d.C. e aborda as várias fases que integraram a trajetória do povo do vale do rio Nilo. Entre elas, estão o surgimento da cultura e da religião, o período dinástico, o antigo, o médio e o novo império e o período greco-romano.
Por meio das páginas do volume, é possível entender todo o funcionamento da crença dos egípcios, com os mitos de origem de seus deuses, a influência que estes seres sagrados representavam na vida cotidiana e a ideia do faraó como a própria encarnação de Deus.

A abordagem histórica também permite perceber como esse conjunto se alterou e se tornou mais complexo com o passar dos anos e como a cosmogonia do Antigo Egito influenciou direta e indiretamente outras civilizações e suas religiões, chegando até os dias de hoje.

O volume traz ilustrações, mapas e fotos de relíquias religiosas, assim como um glossário de termos e deuses e uma lista dos principais lugares de adoração.

Um comentário:

  1. Oi querida,
    sou louca pelo Egito desde de novinha, e adorei essa dica !

    beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui!