segunda-feira, 10 de agosto de 2009

11 de agosto - Nascimento de Andrew Jackson Davis

Andrew Jackson Davis (Blooming Grove, Nova Iorque, EUA, 11 de agosto de 1826 – Watertown, Massachusetts, idem, 13 de janeiro de 1910) foi um clarividente norte-americano, autor de The Principles of Nature, Her Divine Revelations and a Voice to Mankind, dentre outros livros.

Biografia

Nasceu em uma família humilde num vilarejo às margens do rio Hudson. O seu pai não tinha emprego fixo e era alcoólatra. A sua mãe, embora sem estudos, era muito religiosa. Os problemas financeiros da família faziam com que mudassem constantemente de cidade, o que impediu que Davis freqüentasse a escola com regularidade, tendo apenas alguns anos de estudo em toda a sua vida. Desde cedo tornou-se aprendiz de sapateiro como um meio de obter uma renda para a família e para si. Em 1838, os Davis mudaram-se para a cidade de Poughkeepsie.

A descoberta do Mesmerismo

Em 1843, quando tinha apenas dezessete anos, Davis assistiu a uma palestra do Dr. Grimes, professor no Castleton Medical College, que lhe chamou a atenção, sobre as técnicas de "magnetização animal" criadas pelo médico alemão Franz Anton Mesmer e que vinham sendo utilizadas à época como terapia em busca da cura para diversos tipos de enfermidades.

A princípio, Davis não teve muito sucesso em aplicar essas técnicas, mas, tempos depois, um saltimbanco que utilizava os fenômenos produzidos pelo "magnetismo animal", que viera à cidade juntamente com um grupo de outros artistas itinerantes que se exibiam em feiras públicas, conseguiu levar Davis a um estado avançado de transe, onde teria demonstrado um elevado poder de clarividência. Um alfaite da cidade chamado William Livingston, que era também versado no mesmerismo, ficou impressionado com o que aconteceu com Davis e procurou convencê-lo a se submeter a outras experiências sob a sua supervisão.

Durante o transe, Davis afirmava que podia entrar em um estado de superconsciência que lhe permitia entender o universo por meio da clarividência e, aparentemente, o seu nível cultural tinha se ampliado enormemente, podendo dissertar sobre os mais complexos assuntos, que incluíam filosofia, psicologia, educação, saúde e política.

Davis também diagnosticava doenças e prescrevia tratamentos que normalmente funcionavam. Ele afirmava que, durante o transe, os corpos físicos das pessoas se tornavam translúcidos e que cada órgão saudável possuía um padrão de luminosidade próprio, que diminuía consideravelmente de intensidade em caso de moléstias. Segundo ele, seria desta forma que era possível identificar e tratar as doenças. Davis assegurava que essa visão espiritual tinha origem em algum ponto no centro de sua testa.

Uma experiência incomum

Na tarde de 6 de março de 1844, Davis afirmou ter sido inesperadamente envolvido por uma força que o fez levitar e o teria conduzido em uma rápida jornada, em um estado de semi-transe, de Poughkeepsie até às montanhas Catskill, que estavam a 60 quilômetros de distância. Lá, Davis teria se encontrado com dois anciões, que ele identificou como sendo o filósofo e médico grego Cláudio Galeno e o místico sueco Emanuel Swedenborg, que lhe ministraram conhecimentos em medicina e filosofia moral. Segundo Davis, essa experiência havia lhe possibilitado uma grande iluminação intelectual.

Em 1846, Davis com apenas dezessete anos de idade, começou a ditar um livro baseado nessas revelações durante um período de quinze meses. O livro foi publicado em 1847, quando ele tinha 21 anos de idade. O conteúdo do livro tratava de diversos assuntos de cunho espiritualista, que incluíam os sete planos da existência, saúde mental e física, astronomia, física, química, filosofia, política, dentre outros. Durante esse tempo, foi escolhido para Davis um novo magnetizador, o Dr. Lyon. Os ditados, compilados, deram origem ao seu primeiro livro, The Principles of Nature, Her Divine Revelations, and a Voice to Mankind. As anotações dos ditados de Davis foram feitas pelo Reverendo Fishbough.

Depois dessas experiências, Davis, que havia deixado o ofício de sapateiro há apenas dois anos, decidiu dedicar-se em tempo integral ao tratamento espiritual de pessoas que o procuravam e aos ditados em estado de transe, que foram compilados em outros livros, notadamente The Great Harmonia em seis volumes, transcritos entre os anos de 1850 e 1861.

A partir dos 21 anos de idade, Davis já conseguia entrar em estado de transe profundo sem o auxílio de um mesmerista.

Velhice

Em seus últimos anos, Davis mudou-se para Boston, abriu uma pequena livraria e continuou com a tarefa de prescrever tratamentos com ervas aos seus pacientes.

Andrew Jackson Davis faleceu em 1910, aos 84 anos de idade. Em seu caderno de notas, foi encontrada a seguinte passagem, datada de 31 de março de 1848:

"Esta madrugada, um sopro quente passou pela minha face e ouvi uma voz, suave e forte, que me disse: 'Irmão, um bom trabalho foi começado. Olha!, surgiu uma demonstração vivente.' "

Davis ainda anotou: "Fiquei pensando o que queria dizer aquela mensagem."[1]

Nesta mesma data, na pequena cidade de Hydesville, fenômenos que foram mais tarde classificados como "poltergeist", começaram a ocorrer na residência da família Fox.

Obras

  • The Principles of Nature, Her Divine Revelations, and a Voice to Mankind (1847)
  • The Great Harmonia (1850-1861)
  • The Philosophy of Special Providences (1850)
  • The Magic Staff: an Autobiography (1857)
  • A Stellar Key to the Summer Land (1868)
  • Views of Our Heavenly Home (1878)
Da Wikipédia.

6 comentários:

  1. Excelente texto para começar.Eu vinha pra ser a 1ª seguidora,mas Antonio não deixou.Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Enfim alguém que pensa...raciocina...deduz...
    Paaaaaaaaarabéns!!!!!!!!!!!!!
    Bjssssssssss
    zilma

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Fernando posso chama-lo assim?
    Sua mãe minha amiga Zilda indicou-me esse blog. E ao tomar a dianteira acabei sendo deselegante pois ela queria ser a primeira seguidora. Virei sempre por aqui para aprender. Um abraço desse velho gaúcho.

    ResponderExcluir
  4. Caro Antonio Paulo,

    É uma satisfação receber seus comentários. Espero blog possa ser útil.

    Fernando Clímaco

    ResponderExcluir
  5. Prezado Fernando
    Admiro sua linha de raciocino desde a publicação do seu livro " O canto das Pedras" (pouco lido pelo movimento infelizmente).
    A questão primordial já citada em seu comentário é a falta de gestão, inclusive para todas as atividades da Casa Espírita. Esperamos que as Federativas priorizem a preparação de gestores (PRESIDENTES) capacitados com noções de Administração: Planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades e equipe de trabalhadores preparados(capacitados). Qual a Casa espírita que planeja suas atividades anualmente? Que faz periodicamente capacitação para novos trabalhadores? Outro critério é o conhecimento da doutrina, das obras básicas e complementares. Assim teremos não só público nas reuniões, mas uma Instituição que atenda suas finalidades estatutárias.
    Heleno Vidal

    ResponderExcluir
  6. Procurando saber mais sobre Andrew Jackson Davis, deparei-me com este blog maravilhoso. Muito bom... Seria ótimo se colocar uma opção de seguidores para que a gentes esteje sempre voltanto para ver as novidades. Visite nos, http://nucleoespiritaverbodeluz.blogspot.com/search/label/Andrew%20Jackson%20Davis

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui!