segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Jesus, o Maior Psicólogo que Já Existiu" aproxima religião e ciência

"Jesus, o Maior Psicólogo que Já Existiu" traz uma abordagem diferente e curiosa sobre religião e ciência.

A proposta do autor Mark Baker é aproveitar os ensinamentos positivos sobre comunidade, respeito e alegria, vistos na religião, e aplicá-los nos novos campos de estudo da psicologia, no intuito de provocar a reflexão e o bem-estar frente aos problemas cotidianos.

Apesar da seriedade do tema, o autor consegue apresentar suas ideias como lições concisas e sábias em textos leves e positivos.

Naturalmente, o teor e formato da obra acabam vertendo para a autoajuda, com perguntas que questionam o leitor a respeito de suas virtudes, fé ideal e forma de se relacionar com o próximo.

Passagens da obra tomam histórias de outras pessoas para mostrar diferentes tipos de dificuldades, dores e lições que a vida oferece, marcadas por sentenças tiradas da Bíblia e frases de impacto.

Para Mark Baker, os ensinamentos religiosos são a melhor forma de fazer você se encontrar, conhecer os próprios sentimentos, dificuldades e pontos fortes para aproveitar a vida com valor e amor.

Recentemente, o mais pop "filósofo da autoajuda", o suiço Alain de Botton, tem desenvolvido seu trabalho como que em paralelo. Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, seu livro "Religião para Ateus" (R$ 14,90), busca por meio de textos ensaísticos, aproveitar pontos fortes da religião para aplicá-los na sociedade. O autor é ateu, mas crê ser possível usar algumas das lições de fé e humildade sem levar em conta o mundo espiritual, para o crescimento interior e melhor comunicação com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui!