sábado, 17 de setembro de 2011

Autor concilia religião e ciência em "Teologia e Física"

Nascidas da mesma necessidade do homem de explicar e entender o mundo, a teologia e a física são duas formas de perceber a realidade e os fenômenos da natureza. Enquanto a primeira admite a existência do sagrado e de uma força organizadora do cosmos, a última escolheu as vias do empirismo e da comprovação para chegar às suas conclusões.

O pensador italiano Simone Morandini propõe uma cuidadosa reaproximação destes dois ramos do pensamento --que já caminharam juntos-- no livro "Teologia e Física".
Na obra, o autor procura demonstrar, de forma detalhista, como as principais teorias da física admitem a existência do transcendental.

Precavido, o intelectual sugere que a reconciliação seja feita de maneira crítica. Ele previne os leitores com relação a abordagens equivocadas, distorcidas e interesseiras sobre o tema (veja abaixo).

Morandini usa trabalhos e teorias clássicos da física para contruir sua tese e demonstra, ao longo das páginas, que muitos cientistas já não renegam e até apoiam explicações de origem teológica como parte de alguns fenômenos.

Leia trecho do capítulo "Cosmologia e Teologia", da página 84 de "Teologia e Física".

*

"Perspectivas fascinantes, diante das quais não causa admiração o reemergir de um interesse pelo entrelaçamento de ciência, filosofia e discurso sobre Deus, que parece se revelar no início do milênio. A proliferação da divulgação científica dedicada à cosmologia parece caminhar pari passu com o uso - nem sempre apropriado - de termos como "Deus" ou "divino" em seus títulos. Há, certamente, o risco de reducionismo e de hipertrofia, talvez induzida pela miragem de fáceis vendas editoriais, que não pode, todavia, obscurecer o interesse pelo uso de um termo tão carregado de conotações pesadas na cultura ocidental. Quem fala do início do todo evoca também sempre - seja muitas vezes somente de modo implícito, seja em formas às vezes logicamente discutíveis - o problema da sua origem, e aqui a palavra de Deus parece assumir significados relevantes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui!