quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sinal telepático é transmitido via internet

SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade de Southampton afirmam que é possível fazer duas pessoas se comunicarem pelo poder da mente.

A técnica Brain-Computer Interfacing (BCI), ou Interface Cérebro-Computador, já é uma técnica conhecida, mas nunca foi aplicada na transmissão de informações entre dois cérebros.
Ela pode ser usada para capturar sinais cerebrais e traduzi-los em comandos, o que permite que as pessoas controlem, pelo pensamento, aparelhos como computadores, robôs e ambiente de realidade virtual.

A pesquisa do Dr Christopher James, no entanto, foi além: ele realizou a transmissão de informação de um cérebro para o outro, conhecida como B2B (do inglês, brain to brain).

Seu experimento teve uma pessoa usando a interface para transmitir via internet pensamentos traduzidos em números binários a outra pessoa.

Ligada a um amplificador de sinais cerebrais, a primeira pessoa deveria imaginar que estava levantando o braço direito ou o esquerdo. Cada um desses pensamentos gerava um sinal para transmitir uma sequência binária simples: imaginar o braço esquerdo erguido significava um “zero” e imaginar o direito significava o “um”.

A BCI captava esses sinais e os transmitia a um outro PC, na frente do qual estava a segunda pessoa, também ligada a um amplificador de sinais cerebrais. Ligada ao computador estava uma lâmpada de LED que recebia ordens de piscar em duas freqüências diferentes, uma para o “zero” e outra para o “um”. O padrão era muito sutil para ser captado pela pessoa, mas era percebido pelo seu córtex visual e, consequentemente, pelos eletrodos que mediam seus sinais.

A informação extraída da atividade cerebral voltava ao computador, onde era traduzida na tela.

Apesar de bastante inicial, a pesquisa abre caminhos para a transmissão B2B mais aprimorada, onde será possível passar mais informações.

Já pensou no que você faria se pudesse se comunicar pela força do pensamento?

InfoPlantão

Um comentário:

Deixe sua opinião aqui!