terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sobe para 24 o número de funcionários da France Telecom que se suicidaram


Um funcionário da France Telecom se suicidou nesta segunda-feira ao se atirar debaixo dos carros em uma rodovia no leste da França, por motivos vinculados a problemas de trabalho na gigante francesa das telecomunicações.

O homem de 51 anos, que trabalhava numa central telefônica de Annecy (leste), se jogou de um viaduto na pista e morreu atropelado. Casado e pai de dois filhos, deixou uma carta aberta afirmando que o ambiente em sua empresa o levaram ao suicídio.

A France Telecom confirmou o suicídio do funcionário e o presidente da empresa, Didier Lombard, viajou imediatamente para Annecy, indicou o grupo.

Com este suicídio sobe para 24 os funcionários que tiraram a própria vida desde fevereiro de 2008, atitude que os sindicatos atribuem ao estresse causado pela gestão empresarial e as condições de trabalho.

No início de setembro, Lombard afirmou que sua preocupação era acabar com a "espiral de suicídios" dentro da empresa.

"Minha preocupação hoje é frear esta espiral terrível que temos diante de nós", afirmou Lombard à imprensa depois de um encontro com o ministro francês do Trabalho, Xavier Darcos.

Lombard considerou necessário "sair desta situação de contágio" e com este objetivo anunciou uma série de medidas.

Entre as medidas estão os aumentos do número de médicos na empresa e das equipes de recursos humanos, além da disponibilização aos funcionários de psicólogos externos, negociações com os sindicatos sobre o contrato social e uma formação profissional mais intensa para a evolução tecnológica.

A France Telecom tem 100.000 funcionários na França. O Estado controla 26,7% do capital da empresa, que em 2008 registrou um lucro líquido superior a quatro bilhões de euros (5,8 bilhões de dólares).

AFP Paris // Imagem: ovelhaperdida.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui!